segunda-feira, 14 de junho de 2010

O romance de Deus

Geralmente nós pensamos que a bíblia como um livro de fé e prática, nos fala somente da vida espiritual, isto não é verdade, a bíblia é um livro completo, ela é um manual de vida para todas as áreas do ser humano.

Quando o assunto é casamento, por exemplo, podemos fazer uma leitura bíblica matrimonial e descobrir o grande romance de Deus.

A bíblia nos conta a história de um Rei todo poderoso que tinha um filho, o Príncipe se apaixona por uma “plebéia”, esta “plebéia” tinha uma vida errada, ela era praticamente escrava de seu “cafetão”, que a explorava, obrigando-a a fazer tudo de errado na vida. Ao se apaixonar por ela, o Príncipe passou a disputá-la com o “cafetão”. Nesta luta, o Príncipe morre e o “cafetão” pensa que ganhou a batalha. O Rei, porém, todo poderoso, faz um milagre e ressuscita seu filho e manda prender o “cafetão”. Com a ressurreição do Príncipe, outro milagre acontece, a “plebéia” se transforma numa Princesa pura e maravilhosa, eles ficam noivos e o Príncipe faz uma longa viagem e quando ele volta casa-se com a Princesa e são felizes por toda eternidade no reino do seu Pai.

Eu costumo brincar com os jovens que no céu não entrarão solteiros, eles pensam que é brincadeira, mas quando mostro que em Apocalipse 19: 9, a última festa antes de entrarmos no novo céu e na nova terra: as “bodas”, a festa de casamento de Cristo com sua noiva, a igreja, não é tão absurda a idéia de que solteiros não entrarão no reino de Deus! O que estamos querendo mostrar é que o matrimonio é muito mais importante do que imaginamos! A eternidade é uma “lua de mel” infinita.

O Novo Céu seria como um casamento perfeito que não tivemos aqui na terra. Quando pensamos que no céu não tem casamento, concluímos que matrimônio é coisa aqui da terra, é algo apenas dos homens, e quando temos algum problema nós podemos resolver sem incomodar a Deus. Isto é um engano! O céu é um lugar de relacionamentos e Deus é uma pessoa que quer se relacionar com seus filhos, seu filho Jesus é o modelo de noivo e marido, ele é o homem que toda mulher gostaria de casar-se e o marido que todos nós homens deveríamos ser. Nosso casamento é um teste que Deus nos faz, como se fosse um aperitivo do céu.

Quando fazemos uma releitura bíblica e descobrimos o valor do casamento para Deus, nossa responsabilidade aumenta. Não podemos nos conformar com um casamento medíocre! Deus fez o casamento, e quer que experimentemos a excelência de nosso relacionamento. A imagem de marido e esposa é colocada por Deus como um padrão de relacionamento, por isso seu filho é o noivo e a igreja é sua noiva. Este romance de Deus nos aponta para uma vida superior em nosso matrimônio, quando o Espírito Santo nos revela esta verdade, começa uma transformação em nosso casamento.

Assim nos tornamos “Bem Casados”.

Jasiel e Ivone Botelho

2 comentários:

  1. Quando pensamos que o casamento é coisa do homem, corremos o risco de torná-lo discartável.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o post, tanto para casados que tem levado o casamento como um fardo, quanto para os solteiros que estão se preparando para um casamento ou para aqueles que não querem nem ouvir falar de casório! rs'..
    Mais uma vez Jasiel arrebentando! E agora junto com sua digníssima esposa!!!
    Parabéns ao casal!
    Beeijo, Babih

    ResponderExcluir